segunda-feira

A Saúde e o Poder da Fé


Jesus afirmou que aquele que tivesse fé do tamanho de um grão de mostarda, moveria uma montanha. Outros grandes mestres espirituais do passado também evidenciaram o poder da fé.

Hoje, não apenas espiritualistas afirmam a importância deste atributo do espírito, mas médicos do mundo inteiro levantam debates atestando o papel que a fé e a espiritualidade exercem no processo de cura e recuperação de doenças.

Na verdade, a medicina oriental já vem, há milhares de anos, tratando o Homem de forma holística – espírito e corpo – ao contrário da medicina no Ocidente, que vê o ser humano como resultado de processos químicos e biológicos.

O corpo é um veículo e quem o dirige é o espírito que nele está encarnado. O espírito pré-existe e sobrevive à morte do corpo físico e quando reencarna, traz em seu subconsciente toda a bagagem adquirida em vivências passadas, sejam elas proveitosas ou dolorosas.

Entre o espírito e o corpo físico existem outros corpos intermediários, mais sutis, além dos centros de força (chakras) e das nadis, responsáveis em fazer a captação, irradiação e distribuição de energias, provenientes tanto do meio “externo” (fazemos parte do “Todo”, não estamos separados do meio em que vivemos) quanto do próprio espírito. Quando estas energias não fluem livremente, o corpo adoece. Esta lei é conhecida como psicossomatismo, ou seja, a influência da mente e das emoções em nosso campo energético e, consequentemente, a influência deste campo (equilibrado ou não) em nosso corpo físico.

Para mantermos nosso corpo saudável, além dos cuidados básicos (com alimentação etc), é preciso cultivarmos valores espirituais que nos ajudem a compreender melhor a vida, evitando o sofrimento com os infortúnios pelos quais passamos. Uma mente serena regula a respiração, os batimentos cardíacos e o metabolismo do corpo. E quem consegue viver com serenidade sem fé? (fé é uma certeza interna, e não tem ligação, necessariamente, com crenças religiosas). Portanto, o que importa não é tanto a religião adotada, mas, sim, como trabalhamos nossa espiritualidade.

Pesquisas realizadas nos EUA comprovaram que pacientes que receberam preces, mesmo sem saber disto, se recuperaram mais rápido de doenças do que aqueles que não receberam orações. Ou seja, orar por terceiros também produz resultados. Isso fez com que médicos do mundo todo começassem a repensar o papel da religiosidade na vida do paciente, a ponto de discutirem sobre como abordar o assunto na hora do tratamento, sem interferir em suas crenças.

Como vimos, a fé está modificando antigos paradigmas na medicina, ou melhor, está movendo montanhas!

Nenhum comentário: