terça-feira

Livro dos médiuns: Resumo


Primeira Parte - Noções Preliminares

CAP. I - EXISTEM ESPÍRITOS?

A causa principal da dúvida sobre a existência dos espíritos, é a ignorância sobre sua verdadeira natureza. Mas, seja qual for a ideia que se faça dos espíritos, a crença na sua existência decorre do fato de haver um princípio inteligente no Universo, além da matéria.

O Que São Os Espíritos?

Na verdade, os Espíritos nada mais são do que as almas humanas despojadas de seu invólucro corpóreo, e não seres a parte da criação. Não se pode, pois, negar a existência dos Espíritos sem negar a existência das almas. Admitamos a existência da alma e sua individualidade após a morte, e veremos que ela possui consciência própria, pois do contrário ela seria um ser inerte e de nada valeria sua existência.

Como Aceitar a Individualidade da Alma?

Na união com o corpo, o espírito é o ser pensante, que sobrevive à morte e o corpo é apenas o invólucro, um envoltório material que o Espírito abandona após usar. Portanto, o Espírito conserva sua individualidade mesmo após ter abandonado o corpo.

Uma vez entendido que a natureza do Espírito é diferente da corpórea, quando se dá a sua separação do corpo, o Espírito não conserva as propriedades materiais.

Na morte, o Espírito abandona o corpo mas não abandona seu envoltório semimaterial, que o liga ao corpo, e ao qual chamamos de PERISPÍRITO (ou CORPO ESPIRITUAL segundo o Apóstolo Paulo). Esse envoltório semimaterial liga o Espírito ao corpo, tem a mesma forma humana do corpo, é uma espécie de corpo fluídico, vaporoso, invisível para nós no seu estado normal, mas possui ainda algumas propriedades da matéria.

Portanto:

1.Os Espíritos são as almas dos que viveram na Terra.

2.Na união do Espírito e do corpo, o ser pensante é o Espírito, e o corpo é seu envoltório, sendo este provisório e perecível, enquanto que o Espírito sobrevive à morte do corpo.

3.Uma vez que o Espírito é o ser pensante, ele conserva a sua individualidade mesmo após a separação do corpo.

4.Os Espíritos são ligados ao corpo pelo perispírito, um envoltório semimaterial, ou seja, que conserva algumas propriedades da matéria mas não é tão grosseiro quanto esta; é um corpo fluídico, vaporoso e invisível aos olhos em seu estado normal.

5.Na separação do corpo, o Espírito não abandona o perispírito.

6.Não devemos, pois, imaginar os Espíritos como seres abstratos, pois que o perispírito tem a mesma forma humana do corpo.

Para Onde Vão As Almas Depois da Morte?

Kardec nos ensina que não há um lugar circunscrito, e sim o espaço infinito. Uma vez que a Ciência provou que o nosso planeta não é o centro do Universo, e que existem milhões de outros planetas no Cosmo, não seria lógico pensar que a Terra, entre tantos outros milhões de planetas, seria o único habitado, pois “a razão se recusa a admitir essa inutilidade de todo o Infinito” à nossa volta. Portanto, admitindo a pluralidade dos mundos habitados, não podemos limitar a morada das almas a um ou outro lugar determinado.

Em Que Se Transformam As Almas Depois Da Morte?

TUDO DEPENDE DE SUA CONDIÇÃO MORAL. 

Os chamados “demônios” nada mais são do que as almas das criaturas más, ainda não depuradas.

Os anjos, por sua vez, são igualmente almas humanas que chegaram ao grau supremo através de seu esforço para se melhorarem, e das provas necessárias para se atingir o grau de pureza.

Assim sendo, TODOS podem atingir esse grau de pureza através da boa vontade e das provas necessárias para a depuração do Espírito de cada um.

Em Que Se Transformam as Penas e Recompensas Futuras?

Sua felicidade ou desgraça depende de sua CONDIÇÃO MORAL. Após atingirem o grau supremo, têm por missão gloriosa a de zelar pela execução dos desígnios de Deus em todo o Universo, desfrutando de uma condição útil, e afastando a idéia da“inutilidade perpétua da contemplação eterna”.

Como é Possível Os Espíritos Se Comunicarem Com Os Homens?

Se entendemos que o Espírito conserva sua individualidade após a morte, por que motivo não conservaria suas afeições? Sendo assim, é lógico que queiram comunicar-se com aqueles que lhes foram caros.

Como O Espírito Pode Ter Influência Sobre A Matéria?

O que somos nós senão Espíritos revestidos pelo corpo? 

Não agimos sobre a matéria de nossos corpos? 

Sendo o Espírito o ser pensante, não é a alma quem dirige os movimentos corporais?

(obs: Ao longo do livro, Kardec dá explicações mais detalhadas de como os fenômenos ocorrem)

Conclusão

1. O ser pensante durante a vida, ou seja, o Espírito, continua pensando depois da morte, que é só do corpo.

2. Se ele pensa, é lógico que pense naqueles que amou.

3. Se ele pensa nos que amou, é lógico que pode querer comunicar-se com eles.

4. Se os Espíritos não têm uma morada circunscrita a um ou outro lugar, podem habitar o espaço infinito. Podendo estar em toda parte, podem estar ao nosso lado.

5. Se estão ao nosso lado, e por meio do corpo fluídico (perispírito) podem agir sobre a matéria inerte, pelo mesmo processo podem agir sobre um ser vivo.

6. Se podem agir sobre um ser vivo, podem dirigir-lhe a mão e fazê-lo escrever.

7. Se podem fazê-lo escrever, podem transmitir-lhe seus pensamentos e responder-lhes as perguntas.

8. O perispírito é a chave para a compreensão da comunicação entre os vivos e os chamados "mortos".

9. Os chamados "demônios" nada mais são do que as almas dos homens maus, que ainda não se depuraram, mas irão fazê-lo através das vidas sucessivas.

10. Os espíritos estão sempre em evolução, seja na Terra através das reencarnações, seja no Espaço.

11. A Terra não é o único planeta habitado; "a razão se recusa a admitir essa inutilidade de todo o Infinito”

12. Os Espíritos que já atingiram o grau supremo, têm por missão zelar pela execução dos desígnios de Deus em todo o Universo, desfrutando de uma condição útil, e afastando a idéia da “inutilidade perpétua da contemplação eterna”.
Resumo elaborado por Liz Bittar 
Este resumo, assim como todos os textos, áudios e artigos do site O Que Os Espíritos Dizem têm o intuito exclusivo de estudar e divulgar a doutrina espírita. A veiculação destes materiais é livre, desde para fins de estudo, pesquisa e divulgação do espiritismo. A comercialização de qualquer um desses materiais e conteúdos é proibida.

Nenhum comentário: