terça-feira

Destaque: "CASIMIRO CUNHA"

Poeta fluminense, nascido em Vassouras - cidade serrana do Estado do Rio de Janeiro - a 14 de abril de 1880. 

Espírito jovial, exemplo de resignação e grande força moral, apesar da cegueira e dos parcos estudos, Casimiro Cunha era um poeta nato, tendo produzido mais de 10 livros, dentre eles “ Violetas ”, “ Efêmeros ”, “ Aves Implumes ”, “ Singelos ”, “ Perispíritos ” (1912), além do livro póstumo “ Álbum de Delba ” (1923). 

No entanto, não teve maior projeção no cenáculo literário do seu tempo, mau grado a suavidade da sua musa e os inatos talentos literários. Merece registro a profunda amizade existente entre Casimiro Cunha e Batuíra, que ajudava o amigo vassourense, divulgando suas poesias nas colunas da revista espírita “ Verdade e Luz ” fundada por Batuíra em 25 de maio de 1890, na capital paulista. 

A convite de Casimiro, Batuíra esteve algumas vezes em Vassouras para divulgar a doutrina espírita naquela região. Casimiro Cunha desencarnou aos 34 anos em 7 de novembro de 1914 deixando vasta e preciosa obra literária. 

Foi sepultado no Cemitério Municipal de Vassouras, imortalizado com o seguinte epitáfio: 

Desencarnado, continuou a brindar-nos com seus versos, através da mediunidade abençoada de Chico Xavier com “ Cartilha da Natureza ”, “ Cartas do Evangelho ”, “ Gotas de Luz ”, “ Juca Lambisca ” e participação em inúmeras antologias. 
Do site: www.obraspostumas.com
Referência
Médium: Francisco Cândido Xavier

Paz a todos...

Nenhum comentário: