quarta-feira

Em matéria de Racismo, a Lei do Amor é a Solução.

Atriz Hilary Swank que interpretou a Professora Erin Gruwell

Em 122 minutos de filme, Freedom Writers (Escritores da Liberdade) consegue retratar uma realidade que o mundo vem encarando a séculos: a discriminação racial, aqueles que desacreditam/correm atrás do seu fim e aqueles que a pratica. 

A história se passa em uma escola onde a professora Erin Gruwell assume uma turma de alunos problemáticos, os quais ninguém se dispõe a investir ou mesmo acreditar. No começo a relação da professora com os alunos não é muito boa, mas com muita força de vontade e amor, Erin consegue mostrar aos alunos que os impedimentos e situações de exclusão e preconceito podem afetar a todos independentemente da cor, da pele, da origem étnica ou da religião.

O Livro dos Espíritos explica que as diferenças físicas e morais que distinguem as variedades entre os homens vêm do clima, da vida e dos costumes e, portanto, saber lidar com elas faz parte do desenvolvimento de cada espírito.

E a tentativa de acabar com as discriminações ainda existentes na Terra já é uma realidade, movimentos sociais vêm acontecendo em todo o mundo desde muitos anos atrás, e já são inúmeras as pessoas que servem de inspirações para aqueles que lutam pelos seus direitos de igualdade literal e aqueles que os ajudam.

Uma professora que mudou a vida de 150 alunos, um ativista político que mobilizou todos os EUA, um líder de manifestações que tornou se presidente da África do Sul, ou alguém que mudou o dia de outro alguém com um simples ato de compaixão; Erin Gruwell, Martin Luther King, Nelson Mandela, todos lutaram pelo fim da discriminação racial, e fora isso, todos se assemelham na maneira com que agiram, com amor.

Sendo assim aqueles que ainda praticam o ódio e a exclusão perante as naturais diferenças de cada ser humano não é mau, mas sofre da ausência desse amor. Que além de pessoas, une causas, religiões, culturas e toda a natureza divina.
“Da discórdia nascem todos os males humanos; da concórdia resulta a felicidade completa.“

Nenhum comentário: