sábado

"Dia de Finados"

 
Perguntas feitas por Kardec aos Espíritos Superiores e as suas respostas : O Livro dos Espíritos.

320 Os Espíritos são sensíveis à saudade daqueles que amaram e que ficaram na Terra?
– Muito mais do que podeis supor; se são felizes, essa lembrança aumenta sua felicidade; se são infelizes, essa lembrança é para eles um alívio.

321 O dia da comemoração dos mortos tem algo de solene para os Espíritos? Eles se preparam para visitar os que vão orar nas suas sepulturas?
– Os Espíritos atendem ao chamado do pensamento tanto nesse dia quanto em qualquer outro.

321.a Esse dia é para eles um encontro junto às suas sepulturas?
– Eles estão aí num maior número nesse dia, porque há mais pessoas que os chamam. Mas cada um deles vem apenas pelos seus amigos e não pela multidão de indiferentes.

321 b Sob que forma comparecem e como seriam vistos, se pudessem se tornar visíveis?
– Sob a forma pela qual os conhecemos quando encarnados.

322 Os Espíritos esquecidos, cujos túmulos ninguém visita, também aí comparecem apesar disso? Lamentam não ver nenhum amigo que se lembre deles?
– Que lhes importa a Terra? Eles somente se prendem a ela pelo coração. Se aí não há amor, não há mais nada que retenha o Espírito: tem todo o universo para si.

323 A visita ao túmulo dá mais satisfação ao Espírito do que uma prece feita para ele?
– A visita ao túmulo é uma maneira de mostrar que se pensa no Espírito ausente: é a imagem. Já vos disse, a prece é que santifica o ato da lembrança; pouco importa o lugar, quando se ora com o coração.
*O Livro dos Espíritos* 

Um comentário:

Verinha disse...

Olá Soninha
Linda postagem amiga, o espiritismo me fascina muito, meu avô nasceu espirita e tinha um grande conhecimento, tem um lado que me intriga e por este motivo fiquei só observando. Não vou a cemitérios e nem em velórios, acho que não tenho nada que fazer lá, sendo que o espirito deve descansar, o que se deve fazer pela pessoa é em vida, tenho este pensamento, porem com toda certeza respeito os demais. Quem se sente bem e feliz em ir homenagear a pessoa querida que se foi, para muitos vejo como um alivio para matar a saudade e apoio quem se sente assim, com pouquíssimas pessoas debato o assunto, até pelo fato de aprender mais, pois não é concordando o tempo todo que aprenderemos. Obrigada pelo carinho da sua visita e uma linda semana. Beijinhos.